Pesquisadores & Projetos


Pesquisadora: Sonia Virgínia Moreira
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pluralismo e diversidade na indústria sul-americana de mídia

O objetivo principal da pesquisa é avaliar o grau de pluralismo nos meios de comunicação vinculados à indústria de radiodifusão e também a diversidade de vozes na mídia comunitária (rádio e TV) dos 12 países da América do Sul. Pretende-se alcançar esse objetivo com a pesquisa estruturada em duas frentes. Por um lado, pelo exame dos meios de comunicação locais em sua relação com a comunidade, verificando se os mesmos usam a sua autonomia (são emissoras de baixa potência destinadas a públicos específicos) para promover valores culturais e identidade local. Por outro lado, pelo levantamento das fontes mais frequentes na programação dos meios de massa, para verificar se valores e identidades tendem a desaparecer em meio às práticas de concentração no mercado da mídia de massa.

O ponto central a ser trabalhado na identificação dos canais comunitários e dos conglomerados midiáticos nos 12 países da América do Sul que compõem a Unasul (União das Nações Sul-Americanas) respalda-se na análise das qualidades inerentes aos sistemas de mídia com participação social, valorizada nos meios comunitários, e também o foco, nos últimos anos, do uso dos recursos da tecnologia pelos meios comerciais, que incentivam a participação do público na programação, em espaços abertos pela possibilidade de comunicação em rede e on-line.






Voltar