Pesquisadores & Projetos


Pesquisador: Paulo Celso da Silva
Instituição: Universidade de Sorocaba

Geografia da Comunicação: análise da produção intelectual do Dr. Milton Santos e sua aplicação/relação com a comunicação

Este projeto contempla o levantamento e análise da obra do geógrafo Milton Santos. A importância das obras será analisada com vistas às implicações e contribuições que possam oferecer para a área de comunicação e, em especial, a subárea Geografias da Comunicação. No marco do referencial teórico, utilizamos o processo de Globalização e suas implicações no Período Técnico Científico Informacional, onde a comunicação e suas tecnologias são organizadoras do espaço social, criando e gerando outros tempos e espaços, como o ciberespaço, os processos de interculturalidades, por exemplo.

Para tanto dividimos em dois momentos: a obra acadêmica em formato de livros e artigos e a obra jornalística publicada em jornais de São Paulo e Bahia. Este projeto também contempla um estágio pós-doutoral de 12 meses sob a supervisão da Profª. Drª. Sonia Virgínia Moreira - professora associada da Faculdade de Comunicação Social e do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, líder do Grupo de Pesquisa Geografias da Comunicação do CNPq.






Voltar